Sobre a Revista

A Revista Científica Evoluir (ISSN-e 3085-6965)é uma publicação interdisciplinar promovida pela Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP), localizada em Pau dos Ferros/RN, no Semiárido Brasileiro. A revista visa fomentar o debate acadêmico e a produção científica, especialmente em torno das políticas públicas que contribuem para o desenvolvimento de regiões e a transformação social. A Revista Evoluir acolhe submissões em diversas áreas do conhecimento, priorizando trabalhos que integrem diferentes disciplinas e abordagens teóricas, refletindo a natureza multidisciplinar das políticas públicas.

 

Foco e Escopo:

A Revista Científica Evoluir concentra-se na publicação de estudos que examinam as políticas públicas como motor central do desenvolvimento, com especial atenção à sua formulação, aplicação e impacto nos diferentes territórios, em particular no Semiárido Brasileiro. A revista visa promover análises que explorem como políticas públicas sanitárias, educacionais, de assistência social, ambientais, habitacionais, estruturais, econômicas, entre outras, contribuem para a transformação e o desenvolvimento de regiões, destacando a interação destas com as realidades socioeconômicas e culturais locais.

 

Periodicidade:

A Revista Científica Evoluir publica uma edição por ano, mantendo um fluxo contínuo de recebimento, avaliação e publicação de trabalhos ao longo do ano. Esse modelo garante que os artigos aceitos sejam disponibilizados prontamente, mantendo a atualidade e relevância das pesquisas divulgadas.

 

O Processo de Avaliação por Pares:

Primeiramente, os trabalhos submetidos à Revista Científica Evoluir são analisados pelos editores quanto aos seguintes critérios: qualidade da pesquisa, alinhamento ao escopo da revista, cumprimento das normas de submissão (listadas nas Condições para submissão e nas Diretrizes para autores), linguagem científica adequada, ineditismo e verificação de plágio (por meio de software específico).

Atendendo aos requisitos, os artigos são imediatamente encaminhados a 2 pareceristas do Conselho Científico da revista ou pareceristas ad hoc, em avaliação cega por pares (os artigos são enviados para avaliação sem a identificação de autoria). Todos os avaliadores são especialistas de notório saber nas áreas temáticas das políticas públicas e ciências afins e reconhecidos nos temas tratados.

Em caso de pareceres conflitantes, os trabalhos serão encaminhados para um terceiro revisor. Com base nas avaliações dos pareceristas, os editores farão o encaminhamento pertinente, que poderá ser uma das três opções: aceitar, solicitar modificações ou rejeitar o artigo.

 A solicitação de revisões não consiste no aceite do artigo.

Os editores reservam o direito de convidar especialistas de notório reconhecimento na área para publicarem pesquisas e estudos, sendo, nesse caso, os editores os próprios avaliadores.

O tempo médio entre a submissão e o parecer final de avaliação é de aproximadamente 2 meses.

 

DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Os autores que submeterem seus manuscritos para a Evoluir declaram que o trabalho se trata de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na í­ntegra ou em parte, em outro periódico cientí­fico nacional ou internacional ou em outro veí­culo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista científica Evoluir (Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar - FACEP), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assu­mem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.

 

Compromisso ético

A revista Evoluir seguirá a conduta ética em todas as etapas do processo editorial. Práticas de plágio, difamação e violação de direitos autorais não serão permitidas. O Comitê Editorial compromete-se com a impessoalidade, a transparência e a confidencialidade nas avaliações, preservando o direito dos avaliadores, dos autores e das instituições envolvidas no processo editorial. Seguimos as melhores práticas para a publicação científica adotadas pelo Committee on Publication Ethics (COPE). E sugerimos que a comunidade esteja atenta ao que o COPE considera como violação de conduta no processo de submissão e publicação de artigos. Este protocolo pode ser acessado aqui. Utilizamos, sem processo de edição, o software CopySpyder Anti-Plágio versão 3.8.

 

Política de Acesso Livre:

A Revista Científica Evoluir oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, promovendo a democratização do conhecimento e contribuindo para o avanço da ciência e da prática.