Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

Os artigos submetidos à Revista Científica Evoluir podem ser escritos em português, inglês e/ou espanhol, sendo obrigatório a submissão para avaliação em Português. Em quaisquer dos casos deverão ser escritos um Resumo e o seu respectivo Abstract e Resumen, com no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave em suas respectivas línguas.

São aceitos artigos de graduandos, graduados, mestrandos, mestres e doutorandos, desde que em coautoria obrigatória com um membro com titulação de Doutor(a). A quantidade de autores está limitada, ordinariamente, a 04 autores. Esporadicamente, de forma extraordinária, quando devidamente justificada, a Equipe Editorial poderá aceitar submissões com mais de 04 autores. As pesquisas devem estar relacionadas às discussões que permeiam as políticas públicas, nas suas mais diversas disciplinas, e deve possuir profundidade, densidade e rigor científico necessário à publicação. Os autores devem certificar-se da qualidade da discussão teórica e de resultados, além da abordagem metodológica, utilizados antes da submissão dos materiais à avaliação.

A Revista Científica Evoluir possui periodicidade anual e recebe artigos em fluxo contínuo, sem cobrar taxas de autores para submissão, editoração e publicação dos estudos a ela submetidos, adotando a perspectiva de acesso aberto (Open Science).

As seções que compõem os manuscritos devem, obrigatoriamente, conter INTRODUÇÃO/CONSIDERAÇÕES INICIAIS e CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS. O manuscrito deve conter clara descrição metodológica do percurso que possibilitou o desenvolvimento da pesquisa e o alcance dos resultados; pode estar contido na introdução ou possuir uma seção específica para tal. O referencial teórico/estado da arte/revisão da literatura/capítulo teórico pode ser intitulado conforme o seu conteúdo, sem obrigatoriedade de permanecer com títulos traçados pelo periódico.

Seções primárias devem estar formatadas em letras maiúsculas e em negrito, alinhado à margem esquerda, com a numeração da seção separada por um espaço dado em TAB.

Caso hajam agradecimentos, seja a pessoas ou órgãos de fomento, esses devem ser dados em seção específica localizada após as conclusões ou considerações finais.

 

FORMATAÇÃO DOS MANUSCRITOS

 

A formatação do texto a ser submetido na Revista Científica Evoluir deve seguir completamente este template. Neste arquivo, as margens, cabeçalhos, rodapés, marcas d’água e informações essenciais da publicação já estão devidamente localizados e auxiliam na padronização da qualidade das publicações.

O conteúdo dos cabeçalhos e rodapés não deve ser editado pelos autores, ficando essas informações a cargo da Comissão Editorial na etapa de Editoração dos materiais aceitos para publicação.

Os textos devem ser redigidos em fonte Lato, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5cm, recuo para início de parágrafo de 1,25cm, justificado, sem espaços antes e depois de parágrafos.

As margens devem ser mantidas conforme o template, com configuração superior de 2,5cm, esquerda 2cm, inferior e direita 1,8cm. Todo o conteúdo dos rodapés e dos cabeçalhos deve ser modificado apenas pela Equipe Editorial. Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas quando extremamente necessário, e com a devida citação de suas fontes.

As citações e referências devem ser configuradas conforme a ABNT vigente, sejam elas a NBR 10520:2023 para citações, seguindo o sistema autor-data (Sobrenome, ano), e a NBR 6023:2018 para referências bibliográficas, que devem ser conferidas, uma a uma, antes da submissão dos manuscritos. Em caso de citações diretas, a indicação das páginas deve ser obrigatoriamente informada. Nas referências, o autor deve certificar-se de que as URL indicadas estão ativas, assim como registrar a data do acesso.

Artigos

Política padrão de seção

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.