Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista e nem foi publicada em ebooks ou anais de eventos;
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista e está adaptada ao Template disponibilizado.
  • Houve inclusão do ID ORCID e de link para o Curriculo Lattes na URL (brasileiros);
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • As URLs para as referências foram informadas quando disponíveis;
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos, em formato jpg e com resolução mínima de 300 dpi's;
  • O título do manuscrito, bem como os resumos e palavras-chave, estão escritos em três línguas, dentre o Português e Inglês, obrigatórias, e o francês ou espanhol;

Diretrizes para Autores

Os artigos submetidos à Revista Científica Evoluir podem ser escritos em português, inglês e/ou espanhol, sendo obrigatório a submissão para avaliação em Português. Em quaisquer dos casos deverão ser escritos um Resumo e o seu respectivo Abstract e Resumen, com no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave em suas respectivas línguas.

São aceitos artigos de graduandos, graduados, mestrandos, mestres e doutorandos, desde que em coautoria obrigatória com um membro com titulação de Doutor(a). A quantidade de autores está limitada, ordinariamente, a 04 autores. Esporadicamente, de forma extraordinária, quando devidamente justificada, a Equipe Editorial poderá aceitar submissões com mais de 04 autores. As pesquisas devem estar relacionadas às discussões que permeiam as políticas públicas, nas suas mais diversas disciplinas, e deve possuir profundidade, densidade e rigor científico necessário à publicação. Os autores devem certificar-se da qualidade da discussão teórica e de resultados, além da abordagem metodológica, utilizados antes da submissão dos materiais à avaliação.

A Revista Científica Evoluir possui periodicidade anual e recebe artigos em fluxo contínuo, sem cobrar taxas de autores para submissão, editoração e publicação dos estudos a ela submetidos, adotando a perspectiva de acesso aberto (Open Science).

As seções que compõem os manuscritos devem, obrigatoriamente, conter INTRODUÇÃO/CONSIDERAÇÕES INICIAIS e CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS. O manuscrito deve conter clara descrição metodológica do percurso que possibilitou o desenvolvimento da pesquisa e o alcance dos resultados; pode estar contido na introdução ou possuir uma seção específica para tal. O referencial teórico/estado da arte/revisão da literatura/capítulo teórico pode ser intitulado conforme o seu conteúdo, sem obrigatoriedade de permanecer com títulos traçados pelo periódico.

Seções primárias devem estar formatadas em letras maiúsculas e em negrito, alinhado à margem esquerda, com a numeração da seção separada por um espaço dado em TAB.

Caso hajam agradecimentos, seja a pessoas ou órgãos de fomento, esses devem ser dados em seção específica localizada após as conclusões ou considerações finais.

 

FORMATAÇÃO DOS MANUSCRITOS

 

A formatação do texto a ser submetido na Revista Científica Evoluir deve seguir completamente este template. Neste arquivo, as margens, cabeçalhos, rodapés, marcas d’água e informações essenciais da publicação já estão devidamente localizados e auxiliam na padronização da qualidade das publicações.

O conteúdo dos cabeçalhos e rodapés não deve ser editado pelos autores, ficando essas informações a cargo da Comissão Editorial na etapa de Editoração dos materiais aceitos para publicação.

Os textos devem ser redigidos em fonte Lato, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5cm, recuo para início de parágrafo de 1,25cm, justificado, sem espaços antes e depois de parágrafos.

As margens devem ser mantidas conforme o template, com configuração superior de 2,5cm, esquerda 2cm, inferior e direita 1,8cm. Todo o conteúdo dos rodapés e dos cabeçalhos deve ser modificado apenas pela Equipe Editorial. Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas quando extremamente necessário, e com a devida citação de suas fontes.

As citações e referências devem ser configuradas conforme a ABNT vigente, sejam elas a NBR 10520:2023 para citações, seguindo o sistema autor-data (Sobrenome, ano), e a NBR 6023:2018 para referências bibliográficas, que devem ser conferidas, uma a uma, antes da submissão dos manuscritos. Em caso de citações diretas, a indicação das páginas deve ser obrigatoriamente informada. Nas referências, o autor deve certificar-se de que as URL indicadas estão ativas, assim como registrar a data do acesso.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.